Notícias

Marketing Jurídico : Como advogados e bancas podem utilizar o LinkedIn

25/10/2017

A adoção de ferramentas tecnológicas na prática jurídica têm proporcionado intensas mudanças na realidade dos profissionais da área. Essas transformações exigem dos advogados atualização constante e conhecimento além das disciplinas convencionais. Temas como empreendedorismo, marketing jurídico, gestão de tempo, produtividade e tantos outros, passaram a fazer parte do cotidiano do profissional do Direito atualmente. Diante desse cenário, os advogados devem repensar a atuação e a forma como os serviços jurídicos são prestados, por isso o desenvolvimento de novas competências e habilidades é essencial.

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma gestão inovadora e ainda mais qualificada e profissional para alcançar o sucesso do escritório. Nesse contexto, para se diferenciar da intensa concorrência no mercado jurídico, garantir uma forte presença digital é fundamental. Afinal, o modo como os advogados se relacionam com seus clientes também foi diretamente impactado com a popularização dos dispositivos móveis e das novas tecnologias. Para promover a prospecção de clientes com ética no meio digital e assegurar o fortalecimento da marca para captar novos clientes, é necessário adotar uma estratégia de marketing jurídico eficaz.

Assim, tanto os gestores como os colaboradores passam a ter uma visão estratégica sobre a presença online do escritório, seja por meio de uma atuação profissionalizada nas redes sociais ou firmando-se como especialista em sua área de atuação com a elaboração de artigos para o blog e para divulgar na imprensa. Realizar um planejamento de ações digitais pode garantir a divulgação e expansão dos negócios.

Adotando o LinkedIn na rotina de um profissional do Direito

O LinkedIn passou a ser considerado uma ferramenta estratégica para atuação dos advogados nas redes sociais. Lançado oficialmente em 2003, a rede social profissional já conta com cerca de 29 milhões de usuários somente no Brasil. Ao redor do mundo são 500 milhões de usuários ativos, o que mostra o alcance cada vez maior.

Como na advocacia a publicidade “boca a boca” feita pelos próprios clientes ainda é considerada a melhor ferramenta de marketing jurídico, explorá-la com ajuda dessa rede pode impulsionar o sucesso do escritório. Desse modo, o LinkedIn torna-se um importante canal para divulgação dos serviços prestados e para o fortalecimento da imagem dos advogados.

Além de gratuita, a plataforma reúne pessoas físicas e jurídicas num mesmo ambiente. Isso facilita a comunicação com clientes, prospects e parceiros estratégicos. Tanto bancas grandes como pequenos e médios escritórios e profissionais autônomos podem competir de igual para igual no ambiente digital. Além disso, manter um perfil da banca atualizado nesta e em outras redes sociais não viola o Código de Ética da profissão.

O conteúdo divulgado nas redes sociais deve se limitar a fortalecer a imagem corporativa. Portanto, para ampliar a presença digital do escritório de advocacia é preciso dedicar tempo dos profissionais para produção de conteúdos relevantes para publicação nos canais digitais. Explorar as redes sociais por meio da divulgação de conteúdos nos quais o escritório é especialista pode aumentar o engajamento. Isso ocorre porque as redes sociais já estão integradas à rotina de pessoas, empresas e profissionais. Elas deixaram de ser apenas um espaço de entretenimento e passaram a ter um grande potencial de compartilhamento de conteúdo e networking.

Fonte: Migalhas

Ver todas as notícias